Chamada Pública: ReIntegrar com equidade de raça e gênero para egressos do sistema carcerário ACESSAR

Voltar

“GRIOT” - AFRICANIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Objetivo

Estimular a convivência e a aceitação em relação às diferenças étnico-raciais. Fomentar o respeito e a solidariedade. Promover a valorização e a ampliação de conhecimentos acerca da cultura africana.

Metodologia

Levantamento dos preconceitos e estereótipos contidos na ficha de identificação dos alunos. Estudos da cultura angolana por meio de revistas especializadas. Palestras, abertas à comunidade escolar, com representantes do Movimento Negro de São Carlos. Aceitação do conteúdo oculto infantil e análise dos procedimentos utilizados.

Atividades

• Roda de conversa sobre a África: diferenças, preconceitos e discriminação. • Apresentação de capoeira de Angola. • Iniciação ao continente africano por meio de vídeos, fotos, gravuras, histórias infantis e lendas africanas. • Pesquisa de ascendências com as famílias. • Leituras, escritas, desenhos, recortes, dobraduras, modelagem, confecção de fantoches e máscaras, quebra-cabeças, reprodução de obra de arte angolana, palavras no dialeto umbundu, personagens negros do nosso folclore e produção musical de texto coletivo. • Exposição para a comunidade.

Resultados

Observou-se um maior interesse dos pais dos alunos pelo tema desenvolvido, bem como uma nova postura dos alunos negros e não negros diante das questões étnico-raciais. Um vivo interesse dos alunos pela cultura angolana.

Docentes

Profª. Dirlene Isabel Sebin Martins de Oliveira
Profª. Claudia Enisse de Santi
Profª. Ilvana Aparecida Candido da Silva
Profª.Thais de Araújo Onofrio

Imagens