Chamada Pública: ReIntegrar com equidade de raça e gênero para egressos do sistema carcerário ACESSAR

Voltar

A IGUALDADE DAS DIFERENÇAS

Objetivo

Promover a visibilidade das crianças afrodescendentes, por meio de cartazes e murais no cotidiano da educação infantil. Instigar, em crianças e adultos, o reconhecimento e a valorização das diferenças étnicas. Desenvolver a afetividade, entreas crianças, por meio do contato físico.

Metodologia

Dinâmicas. Confecção de livros. Rodas de conversa. Apresentação de vídeos. Exposição de cartazes. Compra de bonecas negras.

Atividades

• Interação dos alunos com as bonecas negras e brancas, a partir do tocar, abraçar, sentir a textura do cabelo etc. • Leitura de livros selecionados e confeccionados, visando romper com os estereótipos presentes nos livros de literatura infantil. • Elaboração de cartazes para trabalhar a visibilidadedas crianças afrodescendentes. • Apresentação das crianças dançando e cantando, com trajes, passos e ritmos de origem africana, na festividade da semana da consciência negra.

Resultados

As crianças negras tornaram-se mais comunicativas e expressivas, orgulhosas de sua cor. As crianças brancas passaram a reconhecer a beleza das crianças negras, elogiando a cor da pele e os penteados. A escola festejou a semana da consciência negra, com a participação da comunidade apreciando a exposição de trabalhos e assistindo ao teatro.

Docentes

Profª. Mariza de Jesus
Profª. Fátima Aparecida da Silva
Profª. Elaine Aparecida de Jesus Pereira
Profª. Márcia Maria da Silva
Profª. Maria José Oliveira dos Passos
Profª. Diamara Chatarina do Carmo

Imagens