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ÍNDIOS PANKARARU: ÍNDIOS URBANOS

Objetivo

Desmistificar a visão estereotipada que a sociedade tem do índio. Garantir aos índios o direito de divulgarem sua identidade e dela terem orgulho. Construir uma sociedade respeitadora das diferenças, garantidora de direitos e capaz de estabelecer igualdades em educação, gênero e etnia. Assegurar a identidade da comunidade, garantindo as diversidades regionais, étnicas e culturais. Estabelecer relações comunitárias. Informar à população acerca dos povos indígenas, a fim de combater o desconhecimento, a intolerância e o preconceito.

Metodologia

Reunião com funcionários da Unidade Escolar, com o coordenador do projeto “Índios Urbanos” e com representantes Pankararu. Conversas acerca de curiosidades da cultura indígena. Envio de bilhetes aos pais dos alunos falando dessas curiosidades. Dramatização e roda de conversa.

Atividades

• Confecção de petecas e arco-e-flecha. • Narração de lendas e histórias indígenas; dramatização das lendas. • Roda de conversa para cantar e para dançar. • Realização de uma oficina cultural, com exposição de artesanato e objetos indígenas das etnias Pankararu, Fulni-ô e Guarani. • Exposição do histórico da chegada dos índios Pankararu, em Mauá, São Paulo

Resultados

Os alunos tiveram a oportunidade de questionar, solucionar dúvidas e vivenciar as atividades propostas. Observamos nas crianças, por meio de atitudes e relatos, o respeito pela cultura indígena. O projeto envolveu toda a comunidade que, com a escola, se dispôs a enfrentar e superar obstáculos e valorizar idéias interessantes, enriquecendo nossa cultura e modificando nossa maneira de enxergar a realidade.

Docentes

Profª. Simone Nakatani Pedro

Imagens