Chamada Pública: ReIntegrar com equidade de raça e gênero para egressos do sistema carcerário ACESSAR

Voltar

Uma visita pra lá de especial

Objetivo

Oferecer para crianças de 3 a 4 anos atividades lúdicas, que possibilitassem conhecer e reconhecer a riqueza da cultura africana e sua influência para a identidade brasileira. Adequar material bibliográfico e audiovisual a essa faixa etária.

Metodologia

Envolver as crianças da escola por meio de atividades lúdicas a partir da criação de uma personagem africana, a boneca negra Kalicia

Atividades

Leituras de histórias e contos africanos, representação das histórias contadas pela boneca por meio de desenhos, recortes e colagens; modelagens e pinturas; apresentação e localização do continente africano, especifi camente, Angola, local de origem da boneca Kalicia; exposição de fotos e imagens de paisagens, locais de lazer, arquitetura, moradias, recursos naturais, escolas, igrejas e comércio de Angola. A boneca também apresentou fotos de sua família; músicas e danças, brincadeiras e confecção de brinquedos africanos; preparo de pratos típicos; visita ao Centro de Cultura AfroBrasileira da cidade; oficina com os pais, abordando a temática; desenhos e filmes inspirados em contos africanos; comemoração do Dia da Criança segundo o calendário angolano – a escola mobilizou-se para o preparo de uma festa inspirada na literatura e e mobilizou a comunidade para um evento de despedida da boneca.

Resultados

Mudança de atitude entre as crianças, com maior respeito às diferenças. Valorização da auto-estima de todas as crianças, em particular das crianças negras. Desconstrução de preconceitos e convivência mais harmônica, cooperação, solidariedade, respeito e diálogo. Aumento da parceria escola-comunidade.

Docentes

Vivian Priscila dos Santos, Lucimara Antonia Ghislotti, MariaClaudete Minatel, Vivian do Carmo

Imagens