Chamada Pública: ReIntegrar com equidade de raça e gênero para egressos do sistema carcerário ACESSAR

Voltar

Gênero e Raça: Mala da Diversidade A viagem em busca de nossas raízes

Objetivo

Envolver a comunidade escolar no processo de elaboração e construção da prática pedagógica. Organizar o tempo e o espaço físico para acolher os pais na confecção dos bonecos. Garantir o retorno da mala da diversidade com todos os bonecos que representavam cada criança da sala, juntamente com o relato das experiências vivenciadas em casa.

Metodologia

Organização de uma Escola de Pais, na qual foram abordados assuntos relativos à temática. Agendamento de pequenos grupos de pais com horários flexíveis a fi m de viabilizar a participação de todos e todas. Foi destinada à família a escolha da cor do tecido a ser usado para a confecção dos bonecos representativos do pertencimento etnicorracial. Realização de roda de conversa para troca de experiências e relatos, socializando a permanência da mala da diversidade em cada lar.

Atividades

Escola de Pais, organização de oficina de bonecas; reuniões pedagógicas docentes e reuniões com pais

Resultados

Satisfação e envolvimento das crianças, que se tornaram multiplicadoras dos saberes adquiridos. Reconhecimento identitário valorativo. Participação dos pais nas atividades propostas para consolidação da prática pedagógica. Participação da comunidade. Transferência da tecnologia pedagógica para outras unidades escolares.

Docentes

Andréia Rastelli, Camila Fernanda Saraiva, Líria Pereira de Almeida Lírio, Máira Andrade Garcia, Patrícia Riscalli Rosolen Silva, Regina Célia Tonetto, Rita de Cássia Pereira Monteiro,
Shirley Lopes Almeida, Sueli Buzano da Costa

Aux. Ed. Infantil
Alaíde Rodrigues de Menezes, Marinalda Alves Fonseca da Silva, Crislaine Munhoz Tavare, Deise Sanchez de Oliveira, Paula Carolina Pereira da Silva, Iraides da Costa Mendes, Renata
Aparecida Ronqui de Oliveira

Diretora da Unidade Escolar
Rosane Prado Tavares Arioza

Assistente Pedagógico
José Carlos da Silva

Imagens