Chamada Pública: ReIntegrar com equidade de raça e gênero para egressos do sistema carcerário ACESSAR

Voltar

Estamos aqui – Democracia racial no ambiente escolar

Objetivo

Metodologia

Atividades

Roda de conversa (problemática da realidade do negro naperspectiva infantil). Contos infantis, nos quais as personagens sejam negras e apareçam em todos os contextos sociais, exercendo diversas funções. Leitura de imagens e fotos, enfatizando detalhes físicos (olhos, boca, nariz, cabelos), quebra dos paradigmas referentes à estética do afro-descendente; destaque para a beleza de alunos que tenham traços compatíveis com as imagens expostas. Reprodução de imagens de personagens negras. Interação e manipulação de bonecos e fantoches negros pelos educandos, como meio de identificação e representação da comunidade afro-brasileira. Estudo da cultura africana, por meio de contos, artes visuais, fotos, filmes, entre outros.

Resultados

Expressão de respeito e admiração pelo negro e percepção de que a maioria de nós pertence a essa linhagem, mesmo com diferentes tonalidades na cor da pele e outras características que demonstrem mais ou menos a nossa africanidade. No dia do brinquedo, brincadeiras com bonecas negras, compradas pelos pais. Na oficina de bonecas negras, que foi um sucesso, houve a participação de pais, professores e alunos. As bonecas foram utilizadas pelas crianças e pelos professores ao contarem histórias. Leitura de livros com personagens negras, para que haja um trabalho mais efetivo, por parte dos docentes.

Docentes

Imagens