Área de atuação > ESG e Trabalho:

Políticas Públicas

O CEERT apoiou o desenvolvimento de metodologia e capacitação de equipes para a Implementação do quesito cor/raça nos formulários e cadastros de serviços públicos, visando subsidiar e estimular o desenvolvimento de políticas direcionadas à população negra nas áreas de saúde, educação e trabalho.

INICIATIVAS REALIZADAS

1995


Projeto Oportunidades iguais para todos

Diagnóstico das desigualdades de raça para orientar a elaboração de políticas de promoção da igualdade e valorizar a diversidade étnico-racial com a finalidade de implementar a Convenção 111 da Organização Internacional do Trabalho (OIT)

Parceria: Prefeitura de Belo Horizonte

1999


Projeto Gestão local, empregabilidade e equidade de gênero e raça: uma experiência de política pública na região do ABC Paulista

Desenvolvimento de metodologia e capacitação de gestores para a elaboração de programas e ações orientadas para mulheres e negros e para a implementação do quesito cor/raça na Central de Trabalho e Renda do Município de Santo André que tem por finalidade contribuir para a (re) inserção do trabalhador no mercado de trabalho por meio do Sistema Público de Emprego.

Parceria: Prefeitura Municipal de Santo André; Centro Brasileiro de Análise e Planejamento; Elisabeth Lobo Assessoria, Trabalho e Políticas Públicas; Instituto de Governo e Cidadania do ABC

Apoio financeiro: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP e da Organização Internacional do Trabalho – OIT

2003


Programa de formação sobre quesito cor na saúde

Capacitação de gestores, técnicos, usuários e sociedade civil de 35 serviços de diferentes municípios do Estado de São Paulo no escopo de implementação do quesito raça/cor nos serviços de DST/Aids do Estado de São Paulo e a inclusão de políticas de promoção da étnico/igualdade racial no cotidiano institucional.

Parceria: Coordenação Estadual DST/AIDS de São Paulo; Programa de DST/Aids e PNUD/UNAIDS.

2004


Formação para a implantação do quesito cor/raça nas secretarias da prefeitura do município de Santo André

Formação de técnicos, orientação, monitoramento e avaliação da implantação de coleta do quesito cor/raça.

Apoio financeiro: Secretarias de Saúde, Educação, Jurídica, Mulher e Desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Santo André.

2004


Impacto da inclusão das variáveis de raça e gênero nas políticas sociais redistributivas e emancipatórias de São Paulo

Desenvolvimento de metodologia para introduzir o quesito cor no cadastro de beneficiários e aprimoramento do diagnóstico do corte racial e de gênero dos programas redistributivos e emancipatórios, visando implementar políticas públicas direcionadas especificamente para as mulheres e negros.

Parceria: Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade (SDTS) da Prefeitura do Município de São Paulo por meio dos programas Renda Mínima, Bolsa Trabalho, Começar de Novo, Oportunidade Solidária e São Paulo Confia.

2004


Variável sexo, cor/raça nos programas sociais

Desenvolvimento de metodologia para aumentar a capacidade de diagnóstico da Secretaria de Trabalho de São Paulo com relação ao perfil da população excluída, a partir da análise da variável sexo, cor/raça nos programas sociais.

Parceria: Universidade de São Paulo; Prefeitura de São Paulo – Secretaria de Trabalho; INTEGRA – Cooperativa de Trabalho Interdisciplinar; FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

2005


Aids e Racismo: o Brasil tem que viver sem preconceito

Premiação “Aids e Racismo: o Brasil tem que viver sem preconceito”, do Ministério da Saúde, no dia Mundial de Luta Contra Aids, pelo projeto PNUD/UNAIDS no Estado de São Paulo.

2014


Projeto “Expansão da Coleta do Quesito Raça/Cor – SETRE Bahia” na Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, em parceria com o Governo do Estado da Bahia e com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. A iniciativa teve como enfoque promover a valorização da diversidade racial no mercado de trabalho, bem como provocar mudança comportamental nos serviços prestados pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. O universo da pesquisa contemplou os cadastros novos de trabalhadores e trabalhadoras baianos/as registrados no SINE Bahia no período de 01/2011 a 05/2014, totalizando 1.209.775 registros.

Imagem Ceert

Para conhecer nossa metodologia de diversidade nas organizações envie um email para contato@ceert.org.br ou natalia@ceert.org.br

Nos acompanhe nas redes