Área de atuação:

Educação Antirracista

  • Produção de livros didáticos e paradidáticos
  • Formação de professores e gestores
  • Mapeamento e acervo de práticas pedagógicas e de gestão
  • Iniciativas implementadas em escolas públicas
  • Levantamento de estudos e artigos acadêmicos
  • Produção de materiais de apoio para a implementação da lei 10.639/03
  • Assessoria para secretarias estaduais e municipais de educação
  • Premiação
  • Seminários
  • Editais

INICIATIVAS DA ÁREA DE ATUAÇÃO

Conheça abaixo as principais iniciativas, programas e projetos em políticas públicas, sindicais e recursos humanos
...
PRÊMIO EDUCAR PARA EQUIDADE RACIAL E DE GÊNERO

Iniciativa pioneira criada em 2002 para mapear práticas escolares voltadas para a temática étnico-racial. Sua primeira edição ocorreu no ano de 2002 com o objetivo de identificar, difundir, reconhecer e apoiar práticas pedagógicas e de gestão escolar vinculadas à temática étnico-racial.

Ao longo de suas edições, a premiação constituiu um acervo de mais de 3.000 práticas pedagógicas voltadas à promoção da igualdade étnico-racial e de gênero, desenvolvidas em todos os estados e o Distrito Federal, cobrindo todas as regiões do país.

+24 mil educadores de 1.146 municípios formados

52 mil diretores de escolas envolvidos

+20 seminários realizados

LEIA MAIS
...
ANANSI - OBSERVATÓRIO DA EQUIDADE RACIAL NA EDUCAÇÃO

O Observatório da Equidade Racial na Educação Básica é uma plataforma tecnológica com acesso aberto e gratuito, na qual podem ser encontrados o conhecimento elaborado, as produções em tecnologia educacional, materiais, publicações produzidos no âmbito dos projetos, programas e ações na área da Educação do CEERT.

O ANANSI representa a potencialização construtiva dessas ações e redimensiona as possibilidades de cooperação ampla e de ações interativas, subsidiando o controle social e advocacy no campo da educação antirracista e da lei 10.639/03, alcançando o grande público interessado na produção destes conteúdos. Para isso o ANANSI interconecta-se com observatórios congêneres, fóruns, redes de pesquisadores e comunidades, repercutindo tal potencialidade.

LEIA MAIS
...
APLICATIVO EQUIDADE NA INFÂNCIA

O aplicativo ENI (Equidade na Infância) é uma modalidade de formação que, instalado nos celulares dos profissionais de educação, oferece uma experiência online de acesso a conteúdo e conceitos sobre as relações raciais, bem como sugestões práticas para a atuação junto aos bebês e crianças no cotidiano das instituições de educação infantil.

O objetivo da formação é apresentar conteúdos que promovam o aumento do conhecimento das professoras e coordenadoras pedagógicas sobre a organização de espaços educacionais e o uso de materiais que promovem a equidade racial na educação infantil. O aplicativo disponibiliza materiais de apoio pedagógico como livros, recursos de contação de histórias, murais, cartazes, materiais de arte, jogos, brinquedos e instrumentos musicais. A tecnologia foi desenvolvida a partir dos fundamentos da plataforma de pesquisa e desenvolvimento do Center on the Development Child da Universidade de Harvard.

LEIA MAIS
...
PESQUISAS E ESTUDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Lançado em 2020, o edital buscou identificar e apoiar pesquisas aplicadas bem como selecionar artigos acadêmicos que apontem soluções para os desafios da construção da equidade racial na educação básica no Brasil.

Foram inscritos 863 estudos e 605 projetos, dos quais foram selecionados 15 projetos de pesquisa e 9 artigos científicos. Foi organizada uma coletânea de artigos científicos, que foi lançada no ano de 2021 e realizado o acompanhamento e implementação dos projetos de pesquisa ao longo de 2021 e 2022.

LEIA MAIS
...
TECNOLOGIA DA GESTÃO PARA EQUIDADE RACIAL

Desenvolvida em parceria com o Itaú Social no escopo do Programa Melhoria da Educação para apoiar os gestores escolares no entendimento das questões relacionadas ao racismo e sexismo no ambiente escolar e planejar atividades que permitam a aprendizagem de todas as crianças e adolescentes.

Essa tecnologia foi aplicada em 2021 em formações abordando o tema da educação para a equidade racial com professores da rede municipal de Itapevi, na Região Metropolitana de São Paulo. O Programa Melhoria da Educação oferece tecnologias educacionais em percursos formativos gratuitos e a distância para profissionais das redes de ensino de todo o país, a partir do fortalecimento das secretarias municipais de educação.

LEIA MAIS
...
EQUIDADE NA INFÂNCIA

Criado em 2020, o objetivo é contribuir para as políticas públicas de valorização e promoção da diversidade humana na educação infantil, considerando o papel estratégico desta etapa na formação das pessoas. O projeto é estruturado nos seguintes eixos:

Sistematização e difusão de conhecimento

Formação de educadores

Mobilização e sensibilização de gestores públicos

Produção de subsídios para o aperfeiçoamento da legislação e efetiva implementação

Ampliação da consciência social e mobilização de gestores, professores, familiares e comunidade.

LEIA MAIS

MATERIAIS E PUBLICAÇÕES

Linha do Tempo

CLIQUE PARA SABER MAIS

coracao

Participe
Acesse aqui.

Fortaleça as nossas ações de apoio à juventude negra.

Imagem Ceert

Para conhecer nossa metodologia de diversidade nas organizações envie um email para contato@ceert.org.br ou natalia@ceert.org.br

Nos acompanhe nas redes