Imagem de fundo página Prêmio

Área de atuação > Educação Antirracista > Prêmio Educar > Práticas

Prêmio Educar

RESGATE DA RIQUEZA CULTURAL DA ÁFRICA A PARTIR DO DESENHO ANIMADO KIRIKU E A FEITICEIRA

Resumo

`Este é um trabalho exemplar, pois realiza atividades significativas e apropriadas às faixas etárias envolvidas por meio de um intrumento de qualidade - o ótimo desenho animado Kiriku e a Feiticeira` `É notável a investigação sobre os heróis reais ou imaginários apreciados pelas crianças` `O trabalho vai construindo um patamar de conhecimento que parte do concreto para atingir questões mais abstratas `

Objetivo

Introduzir a História do negro no Brasil para os alunos, levando-os a conhecer e valorizar a África e o modo de viver dos africanos e, assim, procurar elevar a auto?estima da criança afro?descendente.

Metodologia

- Sensibilização dos alunos, através de levantamento de seus heróis; tabulação dos resultados, organizando os heróis pela origem étnica; produção de gráficos de barra e pizza; - Levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre o continente africano; elaboração de hipóteses e problematizações; - Apresentação dos conteúdos, estimulando a pesquisa e relacionando-os com os objetivos da proposta. - Avaliação contínua, utilizando diferentes instrumentos, como: desenhos, produção de textos; debates; registros.

Atividade

Apreciação do desenho: `Kiriku e a feiticeira”; Produção de textos e ilustrações, individualmente e coletivamente, a partir das imagens e debates; Discussões sobre as idéias veiculadas na história e nos diversos materiais utilizados; Comparação da história do filme com outras histórias recolhidas da tradição oral nos diversos continentes; Leitura de contos de fada, lendas, fábulas e sagas; Levantamento das características do conto de fadas; Confecção de cartazes; pesquisa em livros; seminários.

Resultados

Mudança de postura: reconhecimento da existência de discriminação e preconceito em relação aos negros e, conseqüente necessidade de discutir e conhecer o assunto. Maior conhecimento sobre o continente africano e suas culturas. Compreensão, respeito e curiosidade diante das diferenças étnicas e culturais. Elevação da auto?estima das crianças negras, a partir da identificação de valores positivos, tais como: sabedoria, inteligência, curiosidade, beleza e esperteza nas personagens negras.

Imagem prêmio bloco resultados
Docentes

Maria Cecília Pinto Silva

Imagens
Imagem da prática
Imagem Ceert

Para conhecer nossa metodologia de diversidade nas organizações envie um email para contato@ceert.org.br

Para realizar doações aos nossos projetos entre em contato com natalia@ceert.org.br

Nos acompanhe nas redes