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O Projeto de Valorização das Culturas Afro-brasileira e Indígena desenvolvido desde 2013 envolve a comunidade escolar em vivências, formações, reflexões e práticas para o letramento racial e educação antirracista em Escola Pública de Educação Infantil em Região periférica do Distrito Federal, com desenvolvimento em todo o ano letivo e que culmina em uma mostra artística / Festival. Baseado em documentos normativos e curriculares da rede.
Proporcionar condições aos alunos, professores e comunidade escolar, de apropriarem-se de novos saberes sobre história e cultura afro-brasileira e indígena. Valorizar diversidades, fortalecer identidades, pertencimento histórico e ajudar no combate do racismo estrutural e institucional.
Através dos documentos norteadores, planejar e desenvolver práticas que oportunizem vivências significativas de apropriação de novos saberes através do teatro, musicalidade, artes plásticas, literatura, brincadeiras, dança, culinária, reflexões, pintura corporal, cinema, fotografia, oficinas, passeios. Reflexão e reconhecimento identitário, formação de imagem positivas, de valorização histórica, de autoconfiança, desenvolvimento da autoestima baseados nos campos de experiência da Educação Infantil (BNCC/2019)
Devido imensa rotatividade dos profissionais que atuam na escola a principal ação é investir na formação. Apresentar a cada ano elementos básicos de uma educação para o letramento racial e práticas antirracistas. Profissionais com um mínimo de consciência e conhecimento podem transformar suas práticas. Dito isso, as demais ações são proporcionar uma escola de qualidade, acolhedora, equânime, que respeite a diversidade do público apresentado e que apresente como parte de conteúdo didático, a história e contribuições culturais do povo africano, dos povos originários na constituição do nosso País, valorizando as identidades, a história de cada um e as contribuições que refletem na vida cotidiana, além de contribuir contra toda forma de racismo, preconceitos, intolerância. Intencionalidade nas práticas próprias da educação infantil: Brincar, conviver, explorar, expressar, participar, conhecer-se.
O melhor resultado de uma Gestão Democrática com perspectiva de acolhimento à diversidade e antirracista é perceber através das falas, relatos e registros nos diversos formatos e linguagens, o quanto a linha de trabalho da equipe, assim como o desenvolvimento do Projeto de Valorização das Culturas impactam positivamente em membros de todos os segmentos envolvidos com a instituição: crianças, familiares, colaboradores, professores, todos com acesso a novos saberes, teóricos, estéticos que fogem ao padrão estabelecido durante décadas nas mesas escolares de tantos de nós. Resultado ao ter a criança que sente orgulho de ser quem é; das famílias que sentem-se apoiadas; dos colaboradores que tem espaço de fala; da ressignificação das práticas em coisas simples do dia a dia. Muito orgulho e amor a cada ano de projeto realizado.
Andressa Cardoso dos Santos, Blandine Maria Perpetuo Gomes e Sousa, Cleyde Cunha Sousa, Daiane Fernandes Sena, Dominique Saldanha Alves, Elsa de Souza Borges Silva, Ernestina de Freitas Machado Silva, Fernanda Almendra de Barros Barreto, Isabela Cordeiro Leda, Janaina Costa de Resende Ferreira, Kassia Nathalia Lopes Mogueira, Kelen Aparecida de Souza e Silva, Leidilane de Fátima Bispo, Lissane Ferreira, Lucilene Tavares de Almeida, Márcia Antunes e Silva Ferreira, Márcia Coutinho de Araujo, Maria Angélica Lemos do Prado, Maria Augusta Viana de Sousa, Maria Edelnice Gama Souza Alves, Maria Lúcia Dantas, Mariane Alves Mesquita, Marília Furtado Teixeira, Michaele Pereira Lana, Polyana Mega de Oliveira, Raissa Carvalho dos Santos, Raquel Soares da Silva, Renata Clemente Cayres, Rosane Alves da Costa, Sueli Raimunda dos Anjos, Tatiane Rodrigues Lima de Oliveira, Thainá Rodrigues de Moura Praça, Thaís Helena Longo Ferreira, Vandelice Ferreira Guedes, Vaneide de Oliveira Reis, Vanessa de Abreu Santos Cypriano, Vera Lúcia do Espírito Santo Bessa.