Editora: CEERT
Autor: CEERT
Publicado: 21/12/2023
O material é um dos resultados do edital de mesmo nome, aberto pelo REINTEGRAR, em 2022. A iniciativa cumpriu o intuito de mapear, catalogar e valorizar projetos e estudos que promovessem - a partir da perspectiva de equidade racial e de gênero - os direitos de pessoas que passaram pelo sistema carcerário.
Foram recebidas 470 inscrições, de todo o país, que envolveram estudos e projetos, sendo selecionados três projetos (R$ 30 mil para cada) e cinco estudos (R$ 10 mil para cada). Este exemplar conta com algumas das pessoas premiadas relatando experiências e trajetórias. Além disso, a pesquisadora do CEERT, Giselle dos Anjos Santos, foi convidada também para participar com um texto sobre a influência de raça e gênero na formação do sistema carcerário do país.
Ainda no âmbito do Reintegrar com Equidade, o CEERT realizou o Seminário internacional ‘Sobreviventes do cárcere no mundo do trabalho’. A atividade online e gratuita promoveu um debate sobre reinserção digna no mercado de trabalho, entre organizações dos EUA e Brasil.