DIÁLOGOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

O encontro Diálogos para uma Educação Antirracista faz parte das celebrações de 32 anos da organização na luta antirracista. A entidade produz conhecimento, desenvolve e executa iniciativas para a promoção da equidade racial e de gênero na educação, justiça e no mundo do trabalho em parcerias com organizações públicas e privadas.

As práticas pedagógicas e projetos de gestão da escola apresentados são finalistas do Prêmio Educar com Equidade Racial e de Gênero. A iniciativa está completando 20 anos e tem como objetivos identificar, apoiar e difundir boas práticas pedagógicas e de gestão escolar que promovam a equidade racial e de gênero, com vistas a concretizar com qualidade o direito ao pleno desenvolvimento escolar de crianças, adolescentes e jovens negros (as), brancos (as), indígenas e de outros grupos étnico-raciais.

CONHEÇA OUTROS PROJETOS

O Observatório ANANSI visa contribuir no monitoramento e controle social da Lei 10.639/2003 e incidir nas pautas das políticas públicas de educação a partir da produção, divulgação e compartilhamento de conteúdos, tecnologias e materiais, com a finalidade de subsidiar a construção da equidade racial na educação brasileira. No eixo Tecnologia, o ANANSI implementa a Tecnologia de Gestão da da Educação para Equidade Racial, com percursos formativos gratuitos e a distância para profissionais das redes de ensino, a partir do fortalecimento das secretarias municipais de educação.

O programa Prosseguir une educação e área de trabalho. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver futuras lideranças negras, apoiando universitários nas regiões metropolitanas de São Paulo e Salvador e Rio de Janeiro, por meio de estratégias de fortalecimento e permanência acadêmica, além de estabelecer diálogos e pontes com o mercado de trabalho.

O Programa oferece 90 bolsas no valor de R$ 700 reais por mês, além de uma formação extracurricular para o desenvolvimento de habilidades sócio emocionais, capacidade de liderança, preparação para o trabalho, relações raciais e aulas de inglês. Nessa reunião os debates serão atravessados pelas reflexões da juventude negra, a partir dos relatos dos participantes presentes.

O Edital teve execução exitosa dos 15 projetos de pesquisas aplicadas contemplados, distribuídos nas diferentes etapas da educação básica nas cinco regiões do país, sendo 12 deles desenvolvidos por mulheres e cinco atuando na temática quilombola.

As pesquisas que serão objeto dos diálogos entre professores (as) e pesquisadores nas rodas de conversa resultam do Edital Equidade Racial na Educação Básica, que teve o objetivo de selecionar e apoiar pesquisas aplicadas, bem como premiar artigos que apontam soluções para os desafios da construção da equidade racial na Educação Básica no Brasil.

Aplicativo ENI (Equidade na Infância)

O aplicativo ENI (Equidade na Infância) é uma modalidade de formação que, instalado nos celulares dos profissionais de educação, oferece uma experiência online de acesso a conteúdo e conceitos sobre as relações raciais, bem como sugestões práticas para a atuação junto aos bebês e crianças no cotidiano das instituições de educação infantil.

Tecnologia Educacional Gestão da Educação para Equidade Racial

Tecnologia educacional com percursos formativos para profissionais das redes de ensino desenvolvida em parceria com o Itaú Social no escopo do Programa Melhoria da Educação para apoiar os gestores escolares no entendimento das questões relacionadas ao racismo e sexismo no ambiente escolar e planejar atividades que permitam a aprendizagem de todas as crianças e adolescentes.

Imagem Ceert

Para conhecer nossa metodologia de diversidade nas organizações envie um email para contato@ceert.org.br

Para realizar doações aos nossos projetos entre em contato com natalia@ceert.org.br

Nos acompanhe nas redes